Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Porto do Rio Grande tem crescimento de mais de 6% na movimentação

Complexo portuário obteve 6,3% de crescimento quando comparado ao mesmo período do ano passado

Publicação:

Até o momento, já foram movimentados mais de 39,9 milhões de toneladas de todos os tipos de cargas
Até o momento, já foram movimentados mais de 39,9 milhões de toneladas de todos os tipos de cargas - Foto: Divulgação/Suprg
Por Assessoria de Comunicação Suprg - Edição: Ascom/ST
00:00:00/00:00:00

Janir Branco avalia movimentações do Porto

> Crédito: Eduardo Osório/AscomST

Download

A Superintendência do Porto do Rio Grande, através do Setor de Estatística, concluiu o levantamento da movimentação de cargas entre janeiro e novembro de 2018. O complexo portuário obteve 6,3% de crescimento quando comparado ao mesmo período do ano passado e deve obter novo recorde de movimentação ao final do ano.

No momento, já foram movimentados mais de 39,9 milhões de toneladas de todos os tipos de cargas. “A Superintendência sempre trabalhou em parceria com os terminais privados para buscar o máximo de agilidade ao complexo portuário. O ano de 2018 foi bastante crítico em função da greve dos caminhoneiros, mas conseguimos dar a resposta que o segmento produtivo precisava”, avalia o diretor superintendente Janir Branco.

Até o dia 30 de novembro, foram movimentadas 39.912.510 toneladas, sendo que a carga geral foi a que teve maior aumento. Foram 12,7% de ampliação quando comparado ao mesmo período de 2017. No segmento de carga geral estão produtos como a celulose e cargas em container.

O movimento de embarcações no Porto do Rio Grande subiu 3,8%. O arroz, movimentado nos segmentos de granel sólido e carga geral, teve crescimento de 46,2%, ultrapassando dois milhões de toneladas. Com relação à soja, o complexo (óleo, farelo e grão) segue sendo o principal produto e representa 40% de tudo que é movimentado no porto. São 15,6 milhões de toneladas movimentadas, tendo a China como principal destino. Apenas o grão, até novembro, soma 13 milhões de toneladas.

“O Porto é um reflexo da produção gaúcha. Vemos a produção agrícola em ritmo forte, há uma boa expectativa de safra para o próximo ano, mas também produtos como a celulose ganham cada vez mais espaço e importância auxiliando nessa crescente de movimentação”, afirma Branco. A celulose soma 75% de aumento, totalizando 1,5 milhões de toneladas exportadas. Os veículos também são destaque neste ano de 2018 e o movimento teve crescimento de 39,4, ultrapassando 55 mil rodantes. “Por fim, cabe destacar que o Porto crescente é sinal de geração de emprego e renda para o município e para o Estado”, conclui Branco.

Secretaria de Logística e Transportes