Prefeitos de Presidente Lucena e Picada Café pedem melhorias na VRS-865

Audiência com secretário Costella e representantes dos municípios foi mediada pelo deputado Lucas Redecker

A foto mostra o secretário Juvir Costella e o deputado federal Lucas Redecker conversando com os prefeitos de Presidente Lucena e Picada Café
Secretário Costella propôs estudo para ações pontuais na rodovia - Foto: Diego Weiler/Selt
Por Diego Weiler, com supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom Selt

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, esteve reunido na manhã de segunda-feira (16), em Porto Alegre, com os prefeitos de Presidente Lucena e Picada Café - Gilmar Führ e Daniel Rückert, respectivamente – para discutir melhorias em cerca de 10 quilômetros da VRS-865, que corta os dois municípios. A audiência foi mediada pelo deputado federal Lucas Redecker (PSDB).

De acordo com Führ, um trecho de cerca de sete quilômetros em Presidente Lucena vem se deteriorando e possui ranhuras no asfalto. Ele conta que, há pelo menos três anos, os municípios têm solicitado melhorias. “O ideal seria o recapeamento total, incluindo os três quilômetros de Picada Café, mas se conseguirmos obter um trabalho ao menos nos pontos críticos, já ficaríamos contentes”, comentou o prefeito.

O secretário Costella salientou que, em um primeiro momento, não há condições financeiras para o recapeamento total da rodovia. “Temos que ser realistas diante das condições em que o Estado se encontra”, reforçou. “Mas vamos estudar ações localizadas nos pontos com problemas, e buscar viabilizá-las com o apoio das prefeituras.”

Costella informou ainda que enviará uma equipe de superintendentes e engenheiros do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para verificar o que pode ser realizado na VRS-865.

Além do pedido de melhorias, os representantes de Presidente Lucena e Picada Café também solicitaram a municipalização da VRS-865, assim que forem concluídos os trabalhos por parte do Estado.

A foto mostra o deputado federal Lucas Redecker e o secretário Juvir Costella olhando um mapa rodoviário do Rio Grande do Sul.
Deputado Redecker e secretário Costella falaram sobre acessos municipais

Após a reunião com os prefeitos, o secretário Juvir Costella ainda discutiu com o deputado Redecker a situação dos 53 acessos municipais no Rio Grande do Sul que ainda não possuem fonte de recursos para serem pavimentados. Costella pediu o apoio de Redecker e da bancada gaúcha em Brasília para a destinação de verbas de emendas parlamentares.