Prolongamento da BR-448 pauta reunião na Seinfra
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Em audiência realizada na manhã desta terça-feira (11), na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), juntamente com o secretário Beto Albuquerque e o superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Vladimir Casa, formalizaram o primeiro passo para a contratação de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção da chamada Rodovia da Serra, o prolongamento da BR-448 até a RS-240, em Portão.
"Nós achamos que esta obra tem uma enorme envergadura do ponto de vista da mobilidade metropolitana, pois talvez ela seja de fato a obra que vai descongestionar de forma significativa a BR-116, uma vez que ela pega um trecho que vai de Portão a Scharlau e praticamente todo o trecho entre Scharlau e Porto Alegre. Se essa obra se concretizar de fato, e essa é a nossa expectativa, a Região Metropolitana da Capital terá um acesso a Serra - e vice-versa - bem menos congestionado em relação ao que temos hoje, uma vez que, dependendo do horário, aqueles que vêm de Caxias do Sul, de Bento Gonçalves e de outras cidades daquela região levam até 4 horas em seu deslocamento. E esta obra estruturante para o Rio Grande do Sul enfrenta de forma forte este problema", declarou Villaverde.
Segundo Vladimir Casa, a superintendência regional do DNIT aguarda apenas o despacho oficial do Ministério dos Transportes para dar início a este processo preliminar, que será seguido de lançamento de edital para licitação dos estudos e, após, de licenciamento ambiental e projeto de engenharia. "O importante é quebrarmos a inércia desta fundamental pauta reivindicada por diversos setores da Serra gaúcha. O tema, inclusive, já foi chancelado pelo ministro Paulo Passos quando da sua visita ao estado na última sexta-feira, ocasião em que vistoriou as obras da BR-448 e sobrevoou o local onde será construída a rodovia", destacou o presidente da ALRS.
O secretario Beto Albuquerque fará, a partir de hoje, contatos com o ministro Passos para que o despacho formal do pedido seja encaminhado à superintendência regional do DNIT no estado para o órgão possa instalar tecnicamente este estudo e apontar quais os melhores caminhos e possibilidades. Na opinião do secretário, o prolongamento da BR-448 a RS-240 deverá resolver pelo menos metade dos problemas atuais de engarrafamento da BR-116. "São 17 km a mais, uma obra bem mais barata, pois o solo é muito diferente. É positivo que o governo federal, por meio dos ministro Paulo Passos, tenha feito esta leitura a partir do pedido do governador Tarso Genro que utilizou como base os estudos produzidos pela secretaria de Infraestrutura", disse Albuquerque.
De acordo com o dirigente do DNIT, havendo autorização imediata por parte do Ministério e verba disponível, existirão condições de ainda neste ano encaminhar a licitação para os estudos. Assim, até o final deste ano ou no começo de 2012 será possível assinar o contrato para a realização dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, que é o primeiro passo para a construção de qualquer nova rodovia no país. "A partir dai teremos como encaminhar o licenciamento ambiental e o projeto de engenharia propriamente dito, trâmites exigidos pela legislação brasileira vigente", explicou o Vladimir Casa.
FONTE: Agência Assembleia Legislativa do RS