Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Recuperação da ponte do Rio do Sinos, em Taquara, está próxima da conclusão

Garantia foi dada pelo secretário Juvir Costella, em reunião com o deputado Dalciso Oliveira (PSB)

Publicação:

Secretário Costella em audiência com o deputado Dalciso Oliveira (PSB)
Secretário Costella em audiência com o deputado Dalciso Oliveira (PSB) - Foto: Diego Weiler/Selt
Por Diego Weiler / com supervisão de Júlio Cunha Neto

A restauração da ponte sobre o Rio do Sinos, no km 44 da ERS-020, em Taquara, deverá ficar pronta nas próximas semanas. A garantia foi dada pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, ao deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB), na manhã da última quinta-feira (04).

O parlamentar reforçou a necessidade da reabertura das duas pistas da ponte, que tem funcionado com um controlador desde 2013 – quando uma enchente danificou a estrutura, permitindo a passagem de apenas um veículo por vez. O deputado comentou, ainda, que motoristas têm sido alvo de assaltos no trecho.

“Gostaríamos de duplicar toda a ERS-020 e transformá-la em uma nova rota para Canela e Gramado. Mas o alto valor da tarifa de pedágio apontado em estudo técnico inviabiliza a concessão num primeiro momento”, explica o secretário Costella. “A garantia que posso dar é de que a ponte será reaberta em poucos dias.”

A ponte na ERS-020, em Taquara, possui 97,5 metros de comprimento e atualmente suporta o peso de 24 toneladas. Após a conclusão dos trabalhos de restruturação, o limite de peso será alterado para 45 toneladas.

O representante do Vale do Paranhana também aproveitou o encontro para discutir as operações tapa buracos, iniciadas há duas semanas. “Aquele é o pior trecho da ERS-020, entre Taquara e São Francisco de Paula. Estamos fazendo o acompanhamento dos trabalhos nesta rodovia, que é muito importante para a nossa região”, comentou Oliveira.

De acordo com Costella, os serviços de manutenção irão melhorar as condições de trafegabilidade do trecho.

Secretaria de Logística e Transportes