Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Recuperação da ponte do Rio do Sinos, em Taquara, está próxima da conclusão

Garantia foi dada pelo secretário Juvir Costella, em reunião com o deputado Dalciso Oliveira (PSB)

Publicação:

Secretário Costella em audiência com o deputado Dalciso Oliveira (PSB)
Secretário Costella em audiência com o deputado Dalciso Oliveira (PSB) - Foto: Diego Weiler/Selt
Por Diego Weiler / com supervisão de Júlio Cunha Neto

A restauração da ponte sobre o Rio do Sinos, no km 44 da ERS-020, em Taquara, deverá ficar pronta nas próximas semanas. A garantia foi dada pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, ao deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB), na manhã da última quinta-feira (04).

O parlamentar reforçou a necessidade da reabertura das duas pistas da ponte, que tem funcionado com um controlador desde 2013 – quando uma enchente danificou a estrutura, permitindo a passagem de apenas um veículo por vez. O deputado comentou, ainda, que motoristas têm sido alvo de assaltos no trecho.

“Gostaríamos de duplicar toda a ERS-020 e transformá-la em uma nova rota para Canela e Gramado. Mas o alto valor da tarifa de pedágio apontado em estudo técnico inviabiliza a concessão num primeiro momento”, explica o secretário Costella. “A garantia que posso dar é de que a ponte será reaberta em poucos dias.”

A ponte na ERS-020, em Taquara, possui 97,5 metros de comprimento e atualmente suporta o peso de 24 toneladas. Após a conclusão dos trabalhos de restruturação, o limite de peso será alterado para 45 toneladas.

O representante do Vale do Paranhana também aproveitou o encontro para discutir as operações tapa buracos, iniciadas há duas semanas. “Aquele é o pior trecho da ERS-020, entre Taquara e São Francisco de Paula. Estamos fazendo o acompanhamento dos trabalhos nesta rodovia, que é muito importante para a nossa região”, comentou Oliveira.

De acordo com Costella, os serviços de manutenção irão melhorar as condições de trafegabilidade do trecho.

Secretaria de Logística e Transportes