Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Representantes da Região Planalto requerem serviços de infraestrutura nas principais rodovias da localidade

Autoridades de Casca, Camargo, Marau e São Domingos do Sul reuniram-se na Secretaria dos Transportes na quarta-feira (04)

Publicação:

Por Érika Ferraz/ Edição: Juliana Pretto

Os municípios da Região Planalto têm grande movimentação na área industrial e rural. Para escoamento de safras e produtos gerados nas cidades, a área requer rodovias em bom estado para tráfego de caminhões entre outros veículos de grande porte que realizam a logística destas produções.

Para reivindicar melhorias nas rodovias, os prefeitos de Camargo e São Domingos do Sul, Eliani Trentin e Fernando Perin, acompanhados do vice-prefeito de Casca e vereadores de Marau, solicitaram junto ao secretário dos Transportes, Humberto Canuso, na manhã de quarta-feira (04) obras elementares na ERS-132, ERS-129 e ERS-324.

“Está intransitável, não temos acostamento. Estamos muito preocupados, pois ali circulam carretas enormes devido a uma usina de biodiesel no Distrito Industrial”, relata a prefeita de Camargo, Eliani Trentin, sobre a ERS-132, mais precisamente no trecho que envolve as proximidades da ponte Rio Guaporé com o trevo norte de Camargo.

A líder municipal disponibilizou os esforços também da parte da prefeitura para uma operação tapa-buracos na rodovia. Atualmente, de acordo com Eliane, o tráfego está perigoso nas imediações da empresa, ainda por se tratar de carga inflamável que circula pela ERS.

O secretário da pasta, Humberto Canuso, afirmou que levará os serviços do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) até o município, incluindo a recuperação total da via, sinalização e redutores de velocidade. A prefeita ainda solicitou um trevo próximo a usina, para a saída dos caminhões ser feita com mais segurança. O secretário complementou: “Eu vou cobrar fortemente esta demanda junto ao Daer.”

Visando o desenvolvimento econômico da cidade, o prefeito de São Domingos do Sul, Fernando Perin, demandou a pavimentação da ERS-129, junto com um acostamento, para amenizar os riscos de acidentes no local. “Sou muito cobrado para dar uma melhor trafegabilidade para os trabalhadores das duas maiores empresas do nosso município”, relata o prefeito.

Sobre a ERS-129, Rodrigo Puhl, que é proprietário de umas das principais empresas do município de São Domingos do Sul, relatou que seu negócio demanda de um fluxo muito intenso de caminhões. “Transportamos, em média, 100 mil litros de leite por dia e temos a meta de dobrar a produção”, relatou o empresário.

“Irei mandar um técnico do Daer, e a prefeitura se responsabiliza por uma audiência para um levantamento técnico do local”, solicitou o secretário Canuso, que acrescentou: “Deixarei o departamento encarregado pelo serviço maior, que é a pavimentação do acesso, e a prefeitura entra com os materiais e caminhões.”

Na ERS-324, também foi solicitado a retomada dos estudos para a implantação da ligação asfáltica entre o trevo da rodovia e a ERS-129, saída para São Domingos do Sul, nas proximidades da comunidade Geral Velha. “Existe um projeto entre a ERS-324 e a ERS-129 no Daer, que desviaria grande parte desse fluxo intenso que vai pra São Domingos do Sul”, relata o vice-prefeito de Casca, Leandro Simonetto. “Até o final do ano, inauguraremos uma filial de uma indústria de alimentos. Estamos preocupados, pois não tem nenhuma ligação asfáltica.”

De acordo com as lideranças, são 3,2 quilômetros que necessitam de asfalto. Pela ausência desta ligação, os veículos desviam pela cidade, afetando diretamente nas ruas municipais.

Simonetto também relatou que enfrenta problemas de excesso de velocidade na ERS-324, no Distrito Industrial. O vice-prefeito solicitou a instalação de duas lombadas eletrônicas, nos dois sentidos entre Casca e Nova Prata.

O secretário explicou que a ERS-324 pertencia a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), e depois, a rodovia retornou para a posse do Daer, fazendo parte do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema) de Passo Fundo. “Estamos com esse projeto em análise para estudar recursos, e se necessários, novos aditivos, por isso a obra parou e não teve continuidade”, explicou o secretário da pasta de Transportes, Humberto Canuso.

Já o município de Marau, representado pelos vereadores Jair Roy e Senair Sandri, solicitou atenção a ERS-324 até Passo Fundo. “É um trecho muito crítico, já houve relatos de acidentes com morte”, relatou o vereador Jair, que também reiterou o pedido de uma lombada eletrônica. “Já foi feita a medição, na perimetral de Marau, que dá acesso ao município. Hoje, a lombada resolveria o problema”, afirmou o vereador.

“Primeiramente vamos resolver as questões mais pontuais, para assim dar início a toda a manutenção na via”, relatou o secretário Canuso.

Representando também o município de Marau, esteve presente na reunião Antonio Longo, e junto com o vice-prefeito de Casca, o vereador do município, Eraldo Soccol. Acompanharam o deputado estadual Sergio Turra, os assessores Josué Longo e Felipe Fontanella. O vereador de Guaporé, Valcir Fanton, também estava presente.

Crema Passo Fundo – Palmeira das Missões

No final de novembro de 2016, o Daer deu ordem de início para o Crema Passo Fundo – Palmeira das Missões. O programa envolve a recuperação completa e a manutenção constante de 315,14 quilômetros de rodovias pavimentadas na região Norte do Rio Grande do Sul.

Através do financiamento de 138,3 milhões junto ao Banco Mundial (Bird), serão restaurados sete trechos rodoviários.


Acordo de Resultados

O Crema Passo Fundo – Palmeira das Missões integra o Acordo de Resultados 2018, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Secretaria de Logística e Transportes