Retomadas obras de acesso a Sertão Santana, na Costa Doce do RS

Máquinas já estão na ERS-713 para a pavimentação dos oito quilômetros restantes da via

Acompanhado por lideranças políticas regionais, Costella vistoriou a ERS-713
Acompanhado por lideranças políticas regionais, Costella vistoriou a ERS-713 - Foto: Raphael Nunes/Ascom Selt
Por Raphael Nunes, com supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom Selt

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, participou do ato de retomada dos trabalhos de pavimentação da ERS-713, em Sertão Santana, na Costa Doce. Nesta quinta-feira (19), o titular da pasta vistoriou parte do segmento ao lado do prefeito Írio Stein e demais lideranças políticas regionais.

A rodovia - que liga o municípío à BR-116 - tem extensão total de 14,6 quilômetros, dos quais oito ainda necessitam ser asfaltados. "Muitas empresas deixaram de se instalar em Sertão Santana em razão das condições da nossa estrada", frisou Stein. "Agora, com a pavimentação retomada, ganharemos segurança para o tráfego de veículos e, principalmente, desenvolvimento para a região."

Costella reconheceu a importância do reinício dos trabalhos na ERS-713 para viabilizar a melhoria no deslocamento dos moradores do município. "O acesso a Sertão Santana está entre as obras rodoviárias que reúnem as condições mais favoráveis para serem concluídas em curto prazo", ressaltou. "Por esse motivo, o governador Eduardo Leite anunciou a inclusão dessa ligação asfáltica no Plano de Obras 2019."

As obras, executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) contam com investimento de R$ 7,7 milhões do Tesouro do Estado, em contrapartida ao financiamento do BNDES para as obras de duplicação da ERS-118, na Região Metropolitana. Os trabalhos deverão ser concluídos entre julho e setembro do próximo ano.

Plano de Obras

O acesso asfáltico a Sertão Santana (ERS-713) integra as ações do Plano de Obras 2019, anunciado em junho pelo governador Eduardo Leite. O pacote de investimentos nas rodovias estaduais soma R$ 301 milhões.

A maior parte dos recursos, R$ 170 milhões, é oriunda do Tesouro do Estado e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O montante será usado para a recuperação de estradas e conclusão de ligações asfálticas, pontes e convênios municipais nas 17 superintendências regionais do DAER. Outros R$ 131 milhões, financiados pelo BNDES, serão utilizados para finalizar a duplicação da ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre.