Reunião detalha avanços no Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT-RS)
Encontro tratou sobre resiliência viária, plano de ações de curto prazo e integração com o Plano Rio Grande
Publicação:
A Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul (Selt) promoveu, nesta quinta-feira (24), uma reunião estratégica para o avanço do Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT-RS). O encontro ocorreu na sede da pasta, em Porto Alegre, e foi coordenado pelo secretário-adjunto, Clóvis Magalhães.
Entre os temas da discussão estava a estruturação de um plano para situações emergenciais, com ações de curto prazo, para mitigar impactos causados pelas novas demandas impostas pelas mudanças climáticas. Também foram abordados temas como a adaptação das estradas aos critérios de resiliência climática, a substituição e elevação de pontes, viadutos e bueiros e a criação de rotas alternativas para garantir mobilidade em situações de emergência.
“O PELT-RS é uma ferramenta essencial para orientar, com base em dados e critérios técnicos, as decisões de curto, médio e longo prazo na área da infraestrutura de transportes. Sobre orientação do secretário Juvir Costella, trabalhamos com o desafio de alinhar esse planejamento às urgências do momento, garantindo segurança, mobilidade e retomada econômica para o Estado”, afirmou Clóvis Magalhães.
Outro ponto de destaque foi o compartilhamento de informações técnicas pós-enchentes. A equipe da Selt ressaltou que há dados atualizados disponíveis, que alteram o diagnóstico anterior do sistema logístico e devem ser integrados ao plano. Também foi discutida a atualização do levantamento preliminar da infraestrutura estadual, alinhando-o às diretrizes do Plano Rio Grande, eixo estruturante das ações de reconstrução do governo estadual.
O Plano Estadual de Logística de Transportes, que está sendo elaborado pelo governo do Estado em parceria com a empresa pública federal Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes e contratada pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), terá como objetivo definir prioridades de investimento, promover o equilíbrio entre os modais e potencializar o sistema logístico gaúcho pelos próximos 20 anos.
Estiveram presentes na reunião representantes da empresa Infra S.A., a superintendente de Planejamento e Estudos de Transportes, Samantha Albuquerque, o diretor de Mercado e Inovação, Marcelo Vinaud Prado, além do assessor técnico do Gabinete do Vice-Governador do Estado, Antônio Carginin, e de integrantes da equipe técnica da Serg e da Selt.