Viaduto da ERS-509 é oficialmente inaugurado nesta terça-feira

Viaduto vai melhorar vida dos motoristas que trafegam na rodovia, conhecida como Faixa Velha de Camobi - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini
Por Vanessa Felippe - Edição: Gonçalo Valduga/Secom e Ascom/ST

Uma das obras mais aguardadas para desafogar o trânsito em Santa Maria, na região Central, foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (11). O viaduto da ERS-509 vai melhorar a vida dos motoristas que passam pela rodovia, conhecida pelos moradores como Faixa Velha de Camobi. Com o tradicional gesto de retirar os cones da pista, o governador José Ivo Sartori e o secretário dos Transportes, Humberto Canuso, liberaram o trânsito no local de forma definitiva nos dois sentidos das quatro pistas. O evento também contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e demais lideranças estaduais.

Obras custaram R$ 3,5 milhões com recursos do BNDES e Cide
Obras custaram R$ 3,5 milhões com recursos do BNDES e Cide - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

A estrutura, que fica sobre a Avenida Oswaldo Cruz, faz parte da duplicação da estrada. A ERS-509 é estratégica para a região, tanto para o deslocamento entre os municípios quanto para o escoamento de safras. Para o governador, a inauguração é mais um compromisso que está sendo cumprido para melhorar a vida das pessoas. "Foi um grande esforço, fizemos uma engenharia financeira muito grande para que esse projeto acontecesse. Fico feliz porque acho que vai ajudar bastante. Este viaduto é mais um exemplo da criatividade do governo, porque fizemos muita coisa, mesmo com enormes dificuldades econômicas", afirmou.

"A rodovia integra uma importante ligação entre as diversas regiões do estado. Junto com o governador Sartori, estamos inaugurando uma obra esperada há 20 anos pela comunidade do bairro Camobi, que está em franco desenvolvimento", acrescentou Canuso.

00:00:00/00:00:00

Santa Maria recebe viaduto esperado há anos pelos moradores na ERS-509

Santa Maria recebe viaduto esperado há anos pelos moradores na ERS-509 Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

O governador também confirmou que a construção de uma rotatória na parte de baixo do viaduto vai começar nos próximos dias. A rótula deve ficar pronta em cerca de três meses. O investimento total na duplicação da ERS-509 - executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - é de R$ 38,7 milhões nos 4,3 quilômetros da rodovia. Os recursos vieram do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Para o viaduto, foram R$ 3,5 milhões.