Secretário Costella palestra sobre infraestrutura na Federasul

Titular da pasta elencou as ações desenvolvidas pelo governo do Estado no setor

Secretário Costella apresentou um balanço das principais ações realizadas pelo Governo - Foto: Alvaro Bitencourt/Ascom Selt
Por Raphael Nunes, com supervisão de Alvaro Bitencourt/Ascom Selt

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, palestrou em evento realizado na manhã desta quarta-feira (14), na Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).

Durante o encontro, intitulado "Reunião de Integração", Costella apresentou para dirigentes da Federasul e lideranças estaduais um panorama das principais ações realizadas pelo governo do Estado no primeiro semestre deste ano. Entre os assuntos abordados, o secretário expôs os desafios relacionados à qualificação da infraestrutura rodoviária. "88% dos passageiros e das cargas são transportados por esse modal. O Rio Grande do Sul é o estado que mais depende da malha rodoviária no Brasil", salientou. "Buscamos impulsionar o desenvolvimento das nossas estradas trabalhando de forma conjunta, pois no momento de dificuldades precisamos superar as divergências e focar nos interesses da população", completou.

Costella reforçou a necessidade de impulsionar o desenvolvimento das rodovias trabalhando de forma conjunta - Foto: Alvaro Bitencourt/Ascom Selt

O titular da pasta destacou, ainda, a importância do plano de concessões - pertencente ao "Programa RS Parcerias", o qual prevê três projetos de logística e transportes avaliados em R$ 3,3 bilhões de investimentos, incluíndo as concessões da RSC-287, da ERS-324 e da Estação Rodoviária de Porto Alegre.

Por fim, Costella enalteceu a disponibilidade dos recursos para obras e serviços nas rodovias, anunciados no mês de junho pelo governador Eduardo Leite. "Dos R$ 301 milhões liberados para o pacote de investimentos em estradas, R$ 131 milhões serão aplicados na conclusão da ERS-118, rodovia estratégica para a mobilidade da Região Metropolitana de Porto Alegre e fundamental para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul", frisou. "Estamos trabalhando de forma integrada para qualificarmos as nossas estradas e darmos respostas à sociedade gaúcha".