Secretário dos Transportes recebe demandas da Região Central

Prefeitos de Jóia e Capão do Cipó solicitaram o recapeamento da RSC-377

Por Juliana Pretto/Ascom ST

A união entre os municípios da Região Central do Rio Grande do Sul fez com que uma obra reivindicada pela comunidade fosse pauta de uma reunião na Secretaria dos Transportes, nessa terça-feira (15). Os prefeitos de Jóia e Capão do Cipó solicitaram ao secretário Humberto Canuso o recapeamento de 45 quilômetros da RSC-377.

O trecho, além de fazer ligação entre os dois municípios, também dá acesso à Tupanciretã, Santiago, Augusto Pestana e São Miguel das Missões. Para o prefeito de Jóia, Adriano Marangon, “é uma estrada com grande fluxo de escoamento de grãos. A devida recuperação do asfalto beneficiará todos os municípios que precisam da rodovia para o seu desenvolvimento”.

O prefeito de Capão do Cipó, Osvaldo Froner, destacou que a via auxilia nos transportes de carga e estudantes, além do escoamento da produção de hortifrutigranjeiros. “Foi feito um tapa-buraco naquela via, mas o que ela precisa mesmo é de um recapeamento em toda sua extensão”, ressaltou. “O restauro que foi feito no outro trecho da 377, entre Santigo e o nosso município, está em ótimas condições e queremos que o nosso também esteja.”

O secretário dos Transportes salientou aos representantes que irá encaminhar a demanda ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que analisará a viabilidade da obra. Humberto Canuso elogiou a união dos prefeitos. “São ótimas iniciativas das administrações municipais, que se juntam à comunidade e ao Estado para buscar as melhores soluções para as nossas estradas”, finalizou.

No encontro, o prefeito de Capão do Cipó ainda solicitou um convênio com o Daer para obras no acesso asfáltico ao município pela ERS-533.