Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Secretário faz abertura de seminário sobre reflexos do clima na área de transportes

Publicação:

Na foto, o secretário Juvir Costella.
Em sua fala, Costella destacou a importância do trabalho dos engenheiros - Foto: Fabricio Santos/Ascom/Selt

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, fez a abertura, nesta quarta-feira (30), do seminário Mudanças Climáticas: Impactos na Infraestrutura de Transportes, na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre. O evento, promovido pela Sociedade dos Técnicos Universitários do Daer (Sudaer) e pela Revista Estradas, teve como objetivo refletir sobre as mudanças climáticas e seus impactos na infraestrutura de transportes.

Em sua fala, Costella lembrou que o Rio Grande do Sul, em 2024, foi vitimado pela maior tragédia climática de sua história. Representando o governador Eduardo Leite no evento, o secretário ressaltou que as obras de reconstrução do Estado, que integram o Plano Rio Grande, liderado por Leite, estão sendo pensadas para contarem com os conceitos de resiliência climática. O Plano Rio Grande tem o objetivo de planejar, coordenar e executar as ações necessárias ao enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais decorrentes da enchente histórica.

“De que forma vamos nos preparar para futuros eventos? Com foco na prevenção. Certamente, serviremos de exemplo para o mundo. E o trabalho dos engenheiros do Daer e das empresas que prestam serviço para a autarquia serão fundamentais”, destacou Costella.

No seminário, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, pontuou que eventos climáticos como os que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 seguirão acontecendo.

“Temos que nos preparar. E tenho certeza que o Estado sairá desta situação como um exemplo para o país”, destacou Faustino.

O presidente da Sudaer, Paulo Ricardo Campos Velho, destacou que o evento servirá de referência para futuros estudos climáticos.  Já a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Nanci Walter pontuou que as obras projetadas pelo Governo do Estado trarão grandes investimentos e pregou a união.

“Precisamos nos unir para dizer que fizemos boas obras e que elas cumpriram seu papel”, afirmou.

Já o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva, destacou o trabalho de parceria do órgão federal com o Governo do Estado. Participaram, ainda, do evento, o presidente do Conselho Rodoviário do Daer, Roberto Niderauer, o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias, Luis Fernando Vanacor e o coordenador do Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), professor Lélio Brito.

Secretaria de Logística e Transportes