Secretário recebe representantes do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga do RS
Publicação:

O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, reuniu-se no final da manhã desta quinta-feira (30), com representantes do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de diversas regiões do Estado, liderados pelo presidente Carlos Alberto Dahmer.
A lei nº11.442, que trata do transporte de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração, a questão dos pedágios e construção da Casa do Caminhoneiro, foram alguns dos temas tratados no encontro, que contou com a presença do diretor de Operações Rodoviárias do Daer, Cleber Domingues.
Na ocasião, o secretário Beto Albuquerque anunciou a criação de uma comissão permanente para tratar dos assuntos da categoria. "A ideia é discutir e encaminhar soluções conjuntas para as questões dos caminhoneiros", destacou ao lembrar que a Comissão criada em 2000, quando esteve à frente da Secretaria dos Transportes do então governo Olívio Dutra (1999-2002), obteve resultados positivos para os pleitos da categoria.
Outra pauta discutida na reunião foi os contratos de pedágios que encerram em 2013. O secretário fez um relato das discussões sobre o assunto tratado na Câmara Temática Pedágios, que iniciou os debates em abril deste ano e resultou em um relatório que começa, agora, a ser discutido no Conselhão.
Entre os itens aprovados no relatório do colegiado estão a não renovação dos contratos atuais; não ter modelo único na gestão das estradas; extinção de praças em perímetros urbanos; mecanismos de transparência e fiscalização permanente.
"Não queremos o atual modelo e por isso estamos contratando uma empresa de consultoria, por meio de licitação, que irá analisar os diferentes e cenários e hipóteses de modelos para que no próximo ano o governador possa decidir o melhor ou melhores modelos de concessão para os gaúchos, disse.
O projeto de construção da Casa do Caminhoneiro, antigo pleito da categoria, foi apresentado ao secretário que garantiu o total apoio de sua gestão.
Também participaram do encontro representantes dos sindicatos de Palmeira das Missões, Ronda Alta, Cruz Alta, Ijuí, Mato Castelhano, entre outros.