Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Subestação Morro Redondo da CEEE entra em operação em agosto de 2015

Publicação:

20140516172617img-9058.jpg
setup-carga-20140516172617img-9058-jpg

Em agosto de 2015, a nova subestação de energia de Morro Redondo, localizada na estrada Rincão da Caneleira, estará em operação. O empreendimento, composto pela instalação de um transformador de 25 MVA (megavolts-ampère) de potência e um conjunto de quatro novas redes de energia, integra um investimento da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e do Governo do Estado no valor de R$ 16,3 milhões.

"Esta ação dá continuidade ao compromisso firmado pelo governador Tarso Genro durante a interiorização realizada em São Lourenço do Sul no final do mês de abril, quando foram anunciados investimentos de energia no valor de R$ 131 milhões, com foco no desenvolvimento do meio rural da metade Sul do RS", lembrou o secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, durante a cerimônia de assinatura da Autorização de Início de Obra (AIO), nesta quinta-feira (15), no Centro de Eventos de Morro Redondo.

A AIO é um documento que integra o processo licitatório realizado pela Companhia e foi assinada pelo presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion, pelo diretor de Distribuição da Companhia, Guilherme Barbosa, além do secretário João Victor Domingues, do prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara, e do representante do Consórcio Altus/IPS Morro Redondo, Rafael Zamora. A ação integrou as atividades da semana de aniversário dos 26 anos de criação do município.

Durante o evento, o presidente do Grupo CEEE destacou que as obras em Morro Redondo refletem a política de desenvolvimento social e econômico do Estado, que visa oportunizar o crescimento de todas as comunidades e regiões do Rio Grande do Sul. "Além de uma melhor qualidade de vida às pessoas, o reforço no sistema energético proporcionará condições concretas de expansão à região como um todo, em especial às indústrias de beneficiamento de pêssego, segmento importante na economia local", disse Carrion.

Na apresentação das obras, o diretor de Distribuição do Grupo CEEE detalhou os benefícios diretos do empreendimento a aproximadamente oito mil clientes, bem como o traçado dos quatro novos alimentadores de energia que partirão da Subestação em direção aos centros de carga dos municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Cerrito, Morro Redondo e Pelotas. Essa região tem apresentado significativo crescimento em função da implantação do Programa Luz para Todos. Guilherme Barbosa reforçou que haverá melhoria da confiabilidade ao atendimento, em especial à zona rural, hoje suprida pelas subestações Pelotas 3, Pelotas 4 e Canguçu.

A nova Subestação Morro Redondo será integrada ao Sistema de Substransmissão por meio de Seccionamento da Linha de Transmissão de 69 mil Volts que liga as Subestações Pelotas 4 e Canguçu. A nova subestação ocupará um terreno cedido pelo município na estrada Rincão Caneleira, que liga a RS-302 (Pelotas – Canguçu) a Morro Redondo, fato destacado pelo prefeito, que agradeceu à CEEE por ter feito a assinatura durante as comemorações de aniversário do município. 

Secretaria de Logística e Transportes