Superporto do Rio Grande bate recorde de movimentação

Abril foi o melhor mês da história do complexo portuário, com mais de 4,4 milhões de toneladas movimentadas

A foto mostra o Superporto de Rio Grande visto de cima.
Movimentação de madeira foi destaque no porto rio-grandino, com aumento superior a 300 por cento. - Foto: Ascom Portos RS
Por Ascom Portos RS

Pelo segundo ano consecutivo, o Superporto do Rio Grande registrou recorde na movimentação de cargas. O complexo portuário encerrou abril com o maior volume mensal já registrado em sua história: foram mais de 4,4 milhões de toneladas.

Este é o segundo ano consecutivo em que o porto rio-grandino alcança o recorde de movimentação em um mês. A marca já havia sido batida em junho do ano passado.

No total do primeiro quadrimestre de 2021, o Superporto foi responsável pela movimentação de 11,8 milhões de toneladas. O número corresponde a um aumento de 5,28% na comparação com os quatro primeiros meses de 2020. Os destaques ficaram por conta da madeira, com volume 311,92% maior; farelo de soja, com acréscimo de 20,60%; trigo, com 12,58%; e celulose, com 6,17%.

De janeiro a abril deste ano, a soma da movimentação nos portos do Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre - administrados pelo Estado - chegou a 12,5 milhões de toneladas. O incremento é de 5,80% em relação ao 1º quadrimestre de 2020 e de 10,93% na comparação com o mesmo período de 2019 - antes da pandemia.

"O estado do Rio Grande do Sul conta com uma produção significativa, principalmente de grãos, o que nos coloca em evidência no mercado internacional", ressalta o superintendente dos portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima. "Além do recorde da soja e das expressivas movimentações de cargas gerais, temos a retomada da indústria, que contribui de forma significativa para o avanço da economia gaúcha. Os três portos públicos do Rio Grande do Sul só possuem esses resultados expressivos em razão da existência e atuação conjunta dos nossos terminais privados, por isso é justo elencar e enaltecer todos os atores dessa cadeia econômica", acrescenta.

Crescimento no porto de Pelotas

O porto de Pelotas - que havia registrado em março a melhor movimentação de sua história - voltou a apresentar aumento no volume de cargas. Foram 124,5 mil toneladas somente no mês de abril, um acréscimo de mais de 62% em relação ao mesmo período de 2020 e de mais de 49% na comparação com abril de 2019. No acumulado do quadrimestre, foram 30,96% a mais do que no mesmo período do ano passado.

O porto de Porto Alegre foi o único que mostrou variação negativa em relação aos dois anos anteriores, com um decréscimo de 2% no comparativo com 2020. Apesar disso, as cargas - como fertilizantes - vêm apresentando um aumento consistente no ano, com índice 33% maior do que em 2020.