Uso binacional do aeroporto de Rivera está muito próximo
Em dezembro, Gol Linhas Aéreas irá vistoriar instalações do aeródromo
Publicação:
Em reunião realizada na Secretaria Estadual dos Transportes, na terça-feira (28), ficou encaminhado o uso binacional do Aeroporto Internacional de Rivera, também conhecido como Aeroporto Internacional Cerro Chapéu, localizado na fronteira do Brasil com o Uruguai, fronteira com Santana do Livramento na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Participaram do encontro, o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado estadual Frederico Antunes, o diretor-geral da Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica - DINACIA Uruguaia, Brigadeiro Antonio César Alarcón, diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), Thiago Meirelles Pereira, e o coordenador da SAC, Paulo Henrique Possas.
O secretário dos Transportes afirmou que o Governo do Estado está envolvido no processo, destacando que fará todo empenho para novas rotas regionais começarem a operar no RS, sejam elas pela Azul, Gol ou outra companhia aérea. "Precisamos sanar todas as questões, para que em 2018 voos regionais já sejam realidade no aeroporto de Rivera e em outros aeroportos do RS. Estamos perto dessa operação se concretizar, trazendo mais desenvolvimento não só para o estado, mas também para o país. Será um marco para a América do Sul”, afirmou Westphalen.
O diretor-geral da DINACIA, Brigadeiro Antonio Alarcón fez aos presentes uma apresentação das obras realizadas pelo governo do Uruguai no aeroporto de Rivera. De acordo com Alarcón, foram feitas obras na pista, estrutura física do aeroporto de cercamento do terreno. "Posso afirmar que o aeroporto já esta em condições de receber voos operados por aeronaves com capacidade de até 70 passageiros", disse o diretor. Também foram abordados os ajustes para que Brasil e Uruguai possam realizar voos internacionais com tarifas de voos nacionais, tanto por um país, quanto para o outro.
Segundo Paulo Henrique Possas, a SAC incentivará cada vez mais a realização de voos regionais. A utilização do aeroporto de Rivera para voos de caráter binacional também é uma meta do secretário Dario Lopes e dos Ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella e da Casa Civil, Eliseu Padilha. Possas disse também que esses voos regionais, quando realizados do Brasil, em direção ao aeroporto de Rivera, terão taxas de embarque e aeroportuárias nacional. Esses tipos de voo também serão considerados internacionais, porém com taxas locais. "Estamos com a negociação entre o Brasil e o Uruguai praticamente concluída, falta agora a confirmação de uma operadora interessada no voo. A Azul já mostrou interesse no início do ano passado. Quem aparece com força agora é a Gol. Buscamos tarifas domésticas de navegação aérea, diminuição do ICMS no combustível para as empresas interessadas, assim como diminuição das tarifas de pouso e decolagem", destacou. Paulo Henrique também colocou a SAC à disposição para dialogar e decidir a melhor forma operacional de viabilizar os voos.
Para o presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado estadual Frederico Antunes os quesitos envolvendo o Brasil e o Uruguai estão 90% concluídas. “As questões técnicas junto a SAC e Ministério dos Transportes já estão preparadas, as questões diplomáticas entre Brasil e Uruguai estão totalmente encaminhadas e as questões comerciais já estão propícias para finalmente ser definida em relação a uma operadora aérea”, afirma o deputado Frederico Antunes que vem acompanhando os trâmites do processo desde o início. "A ideia é fazermos uma política de aeroportos binacionais", completou.
Gol Linhas Aéreas
Também estiveram presentes na reunião, o diretor de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, Cláudio Neves Borges, na qual anunciou que a companhia está finalizando um plano para a realização de voos regionais no Brasil. Ainda durante o mês de dezembro, Cláudio Neves Borges agendou com o diretor-geral da DINACIA, brigadeiro Alarcón, uma visita de representantes da Gol Linhas Aéreas ao aeroporto internacional de Rivera. A ideia é a companhia iniciar voos regionais no RS, a partir do mês de fevereiro de 2018.
Participaram também da reunião, os diretores de infraestrutura aeroportuária DINACIA, Gaetano Batagliese e Arturo Forteza, o diretor de Aeroportos DINACIA, Eduardo Aguirregaray, diretor de navegação aérea DINACIA, Pedro Cardelac; o secretário adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank; a diretora do Departamento Aeroportuário - DAP do RS, Lígia Barreto, o gerente de Segurança do DAP/RS, Sérgio Alencar; e o coordenador da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, Cristiano Guerra.