Yeda e embaixador uruguaio falam sobre logística e integração
Publicação:
Desafios ao fortalecimento da integração entre Rio Grande do Sul e Uruguai, importância da logística para isso e busca de soluções para problemas comuns foram temas de conversa, nesta terça-feira (23), entre a governadora Yeda Crusius e o embaixador uruguaio no Brasil, Pedro Humberto Vaz Ramela. Ela avalia que investimentos nas áreas naval, de florestamento e de fruticultura, do lado gaúcho, tendem a revolucionar a região de fronteira e aumentam interesses de aproximação do Estado com o Uruguai.
Um dos aspectos relevantes para decisão de políticas comuns mencionados pela dirigente diz respeito a reflorestamento. Com relação ao setor, o governo gaúcho pleiteia à União liberação de atividades do setor em terras localizadas na faixa vizinha entre Brasil, Uruguai e Argentina. Ofício reforçando a solicitação foi entregue pessoalmente pela governadora ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, na interiorização da administração em Alegrete, em 28 de setembro. Existem impedimentos a ser resolvidos, de acordo com Yeda, para que as regiões de fronteira se desenvolvam a partir do reflorestamento.
O embaixador, acompanhado na visita pelo cônsul-geral do Uruguai em Porto Alegre, Ernesto Scheiner Correa, explica que seu país tem o Rio Grande do Sul como importante parceiro comercial. “Infra-estrutura e logística são fundamentais para desenvolver intercâmbio, por isso tanto governo como do setor privado investem em portos, rodovias e ferrovias”, defende o diplomata.