Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Obras da ERS-373 impulsionam turismo na Região das Hortênsias

Publicação:

Na foto, a ERS-373.
Com trecho de asfalto novo praticamente concluído, propriedades rurais investem em atrativos para turistas - Foto: Divulgação/Daer
Por Ascom/Daer

O avanço nas obras da ERS-373, entre os municípios de Santa Maria do Herval e Gramado, era o incentivo que faltava para o produtor rural João Batista Caberlon expandir os negócios. Ele pretende abrir uma loja temática para expor produtos gastronômicos, como uva e vinho, e, assim, atrair turistas.

"O meu investimento e tantos outros estão vindo na expectativa do asfalto", comenta Caberlon. "A poeira prejudicava nossas uvas, e agora elas ganham bem mais qualidade. Essa estrada é vida nova para nós", celebra o vitivinicultor.

Com a pavimentação da ERS-373, o percurso entre Porto Alegre e a Região das Hortênsias será encurtado em 20 quilômetros. Os serviços, executados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado -, contemplam 17 quilômetros de extensão, sendo dez de asfalto novo, praticamente prontos, e sete de recuperação em trecho de pavimento antigo, cuja conclusão está prevista pra 2025. Até o momento, a obra já recebeu R$ 32,5 milhões, de um total previsto de R$ 57,8 milhões do Tesouro do Estado.

"É um investimento crucial para o desenvolvimento da região. Além de facilitar o acesso a um dos principais destinos turísticos do estado, a rodovia vai proporcionar mais segurança e conforto aos usuários, estimulando o turismo e a economia local", ressalta o secretário Juvir Costella.

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, destaca que os trabalhos ganharam ritmo nos últimos meses. "Já concluímos a pavimentação de 9,8 quilômetros, nos segmentos entre os km 2,4 e 5,9, e entre os km 6,2 e 12,5. Estamos trabalhando intensamente para finalizar os trechos restantes dentro do cronograma previsto", detalha.

Estímulo ao turismo rural

A estimativa é de que a obra seja totalmente concluída em dezembro de 2025, mas a prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Susana Stoffel, afirma que a comunidade já sente os impactos na economia. "É um sonho que Santa Maria do Herval está realizando. Vejo que o movimento ganhou outra proporção, a via está sendo muito bem usada. Nós já temos vários empreendimentos novos", comemora.

Na foto, a agricultora Roselaine Sander
A agricultora Roselaine Sander transformou a propriedade em um espaço de lazer com café colonial e contato com a natureza - Foto: Divulgação/Daer
Secretaria de Logística e Transportes