Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS)

ATR3

O Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS) tem o intuito de promover o crescimento econômico, social e turístico do Rio Grande do Sul com a ampliação das rotas de voos regulares e a qualificação dos aeroportos regionais.

Criado em outubro de 2015, o PDAR-RS já resultou na criação de seis novas rotas entre Porto Alegre e o interior:

- Uruguaiana;
- Santo Ângelo;
- Passo Fundo;
- Caxias do Sul;
- Santa Maria;
- Pelotas.

Apenas nos aeroportos de Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Vacaria, a Secretaria dos Transportes – por meio do Departamento Aeroportuário (DAP) – investiu mais de R$ 7 milhões durante os primeiros quatro anos do PDAR-RS. Os recursos foram utilizados na construção de terminais de passageiros, na recuperação de pistas de pouso e decolagens e em diversas melhorias, como reformas de seções contra incêndio, compra de equipamentos e veículos.

A proposta é deixar a população a uma distância mínima de 180 quilômetros de um terminal de passageiros. Para isso, além das seis rotas de voo regulares já existentes, outras cinco também estão em fase de implantação.