Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico viabiliza nova pavimentação em Sarandi

Obra de R$ 1,9 milhão fortalecerá a infraestrutura viária e o escoamento da produção no Norte do Estado

Publicação:

Prefeito e representantes de empresas de Sarandi participaram de ato de assinatura de início de obra do PIAA, na sede da Selt, em Porto Alegre.
Prefeito e representantes de empresas de Sarandi participaram de ato de assinatura de início de obra do PIAA, na sede da Selt - Foto: Fabrício Santos/Selt

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), assinou, nesta quarta-feira (11/2), a ordem de início das obras de pavimentação asfáltica de trecho da estrada Guerino Pasqualotto, no município de Sarandi, que faz a ligação entre a ERS-404 e a ERS-324. O investimento previsto para a obra é de R$ 1,9 milhões, com prazo estimado de conclusão em até seis meses.

A obra integra o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA), iniciativa do governo estadual que busca fortalecer a malha viária a partir de parcerias com a iniciativa privada. O programa permite que empresas financiem os serviços com abatimento de até 5% no ICMS, relativo ao ano anterior.

A pavimentação da estrada Guerino Pasqualotto qualificará a infraestrutura viária do município, assegurando melhores condições de tráfego, maior segurança aos usuários e mais eficiência no escoamento da produção. Além disso, quando totalmente pavimentada, deve encurtar em até 20 quilômetros a distância de Sarandi a Passo Fundo.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, ressaltou a importância do programa para o fortalecimento da competitividade do Rio Grande do Sul. “Por meio do PIAA, estamos ampliando a malha de acessos pavimentados em todas as regiões do Estado, com planejamento, responsabilidade fiscal e parceria com o setor produtivo. São investimentos que geram desenvolvimento, atraem novos empreendimentos e melhoram a qualidade de vida da população”, afirmou. 

Ao lado do prefeito de Sarandi, Pablo Mari, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, autoriza início da obra
Ao lado do prefeito de Sarandi, Pablo Mari, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, autoriza início da obra - Foto: Fabrício Santos/Selt

Participam da parceria as empresas Águas Minerais Sarandi, Cotrisal Agroindustrial Cooperativa, Indústria de Móveis Finger, MD – Indústria de Aditivos e Condimentos e a construtora Construbrás.

O prefeito de Sarandi, Pablo Mari, destacou que a obra é relevante para todo o Norte gaúcho. “Essa estrada faz uma ligação do município de Sarandi com a ERS-324, encurtando a distância até Passo Fundo e, junto com a ponte que foi construída entre Ronda Alta e Campinas do Sul, encurta em 85 quilômetros a ligação até Erechim. Então, essa pavimentação tem uma importância grande no desenvolvimento econômico do município e de toda a região. É uma estrada que a cidade deseja há décadas e, agora, com essa parceria com o governo do Estado, a gente pode colocar mais uma etapa em execução, chegando mais perto do sonho dos sarandienses”, destacou.

O diretor comercial da empresa Águas Minerais Sarandi, Jairo Zandoná, enfatizou a relevância da iniciativa para o setor produtivo. “Essa obra é muito significativa para as atividades locais, para o agronegócio e para a economia regional. Vai encurtar distâncias para o escoamento da produção”, ressaltou.

Secretaria de Logística e Transportes