Água Santa e Tapejara solicitam estadualização da ERS-428

No encontro também foram solicitadas providências para a ERS-324 e a colocação de lombadas eletrônicas em Marau - Foto: Sabrina Dias/ST
Por Juliana Pretto / Kika Rauber

O asfaltamento da ERS-428, importante rodovia que liga Água Santa à Tapejara, e a estadualização do trecho foram temas de reunião na Secretaria dos Transportes nesta quarta-feira (22).

No encontro, o deputado estadual Sérgio Turra afirmou ao secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, que 13 quilômetros da rodovia estão sob a responsabilidade das duas cidades, que não possuem verba para realizar o asfaltamento. Por isso, o pedido primordial é que o estado assuma a estrada.

Westphalen declarou que o primeiro passo é verificar a situação da estrada. “Se o trecho for municipal, podemos ver a viabilidade de fazer um convênio. Caso seja estadual, será analisado pela Secretaria. Acredito que em breve teremos abertura fiscal para realizar novas obras”, concluiu.

O deputado também esteve acompanhado de representantes do município de Marau. Foi solicitada duas lombadas eletrônicas na cidade, uma em frente à empresa GSI e outra, na perimetral, que liga Marau a Nicolau Vergueiro. As lideranças cobraram o início das obras do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias da Região da Serra (Crema Serra) na ERS-324.

O secretário da pasta afirmou que as lombadas não foram instaladas por um problema administrativo, pois a empresa que havia ganho a licitação desistiu. A solução inicial vista foi o remanejo de um equipamento para a entrada da empresa GSI. Sobre o início das obras na ERS-324, Westphalen afirmou que a empresa contratada deve realizar em breve os trabalhos na região.

Também estavam presentes na reunião o ex-prefeito de Marau, Josué Longo e vereadores da região; além de lideranças de Água Santa.

Sobre o Crema Serra:

As obras do Crema Serra abrangem quatro das principais rodovias da região. Entre elas estão a RSC-453, a ERS-122, a BR-470 e a ERS-324. Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), 90% das obras estão concluídas.

O Crema prevê obras de recuperação completa das rodovias, drenagem, sinalização e serviços de manutenção de trechos pavimentados.