EGR fará manutenção em estradas que ligam a ERS-130 à ponte do Exército

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) executará manutenção e conservação de estradas municipais que estão sendo utilizadas como desvio para que os motoristas acessem a estrutura provisória instalada pelo Exército – após a ponte da ERS-130, localizada sobre o rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, ter sido completamente destruída em decorrência da enchente que assolou o Vale do Taquari em maio.

Em Arroio do Meio, a estatal executará a pavimentação asfáltica do trecho de aproximadamente dois quilômetros da estrada municipal Linha Umbú até Forqueta Baixa, em Arroio do Meio. A EGR será responsável por realizar todos os serviços de manutenção e recuperação necessários na estrada – que já é pavimentada –, para que a via esteja em perfeitas condições após o término do período de uso.

Já em Lajeado, as equipes irão executar a conservação da estrada municipais não pavimentada que servem de ligação da ERS 130 até a ponte do Exército.

De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, as intervenções buscam melhorar as condições de trafegabilidade neste trecho que está sendo utilizado para acessar a ponte.

“As obras, solicitadas pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e pelas prefeituras de Arroio do Meio e Lajeado, demonstram o compromisso em oferecer soluções para melhorar as condições neste trecho, que tem recebido um volume maior de veículos desde a enchente”, destacou.

Construção da nova ponte

Após a queda da ponte, a EGR mobilizou as estruturas internas, publicou o edital e assinou a ordem de início de construção da nova estrutura, realizando os levantamentos topográficos, coleta de amostras de solo, perfil geológico e hidrológico. Com essas informações, a EGR e a Engedal definiram o projeto, iniciaram a montagem do parque fabril e a contratação de empresas para dar suporte aos trabalhos.

As peças estão sendo produzidas em uma área de 500 metros concebida rente à cabeceira sul da ERS-130 – para maior controle de qualidade, otimização e agilidade na construção da ponte. Essa produção segue um processo rigoroso, segmentado em etapas específicas. Nesse local, estão sendo fabricadas 24 vigas que compõem as peças pré-moldadas que serão utilizadas no processo construtivo.