Municípios afetados pelas enchentes assinam convênio com o Estado para obras de infraestrutura

O governador Eduardo Leite assinou, nesta quarta-feira (18), no Palácio Piratini, convênios com oito municípios que enfrentaram problemas devido às enchentes que atingiram o Estado entre abril, maio e junho deste ano. No total, são R$ 57,2 milhões que serão destinados para obras de infraestrutura em Cerro Grande, Dilermando de Aguiar, Dois Lajeados, Gramado, Gravataí, Marau, Marcelino Ramos e Rolante. Desse valor, R$ 41,7 milhões são oriundos do Governo do Estado e R$ 15,5 milhões são contrapartida dos municípios. A iniciativa integra o Plano Rio Grande, um programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.
“ Somos um governo municipalista, e já temos muitos convênios como esses que estamos assinando hoje, disponibilizando recursos para que os municípios possam investir em infraestrutura e na qualificação dos espaços urbanos. Quando fazemos parcerias para que os municípios atendam a seus cidadãos, trata-se do Estado cumprindo seu papel com todos os gaúchos. Não existe um cidadão municipal e outro estadual; são todos parte da mesma comunidade. Por isso, é fundamental trabalharmos em sintonia, unindo esforços para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Leite.
Em Cerro Grande, com investimento de R$ 1,057 milhão, os trabalhos preveem a pavimentação asfáltica da Avenida 20 de Dezembro, na saída para a cidade de Nova Tiradentes, na ERS-325. Já em Dilermando de Aguiar, será construída uma ponte provisória, sobre o Rio Ibicuí-Mirim, na ERS-530, com investimento de R$ 2,3 milhões. Em Dois Lajeados, com investimento de R$ 2,6 milhões, será pavimentada a via junto à estrada que liga o município a São Valentim. Em Gramado, com investimento de R$ 26,5 milhões, serão executadas obras de contenção e reconstrução asfáltica em trechos danificados na Rua Henrique Bertoluci. Em Gravataí, os trabalhos preveem duplicação e melhoria da infraestrutura da ERS-020, com execução de serviços preliminares, drenagem pluvial e galeria de concreto, com aporte de R$ 5,2 milhões. Em Marau, será pavimentada a Estrada de Laranjeira, onde serão aplicados R$ 4,7 milhões. Em Marcelino Ramos, será pavimentada a ERS-491, com investimento de R$ 6,8 milhões. Em Rolante, será pavimentada a via que liga o centro do município à Rua Armando Balduino Gutheil, no Bairro Imocasa, com execução de drenagem pluvial, contenção, muro de gabião e sinalização, totalizando, com aporte de R$ 7,8 milhões.
“Tenho convicção de que com trabalho, união, espírito de cooperação e, claro, parceria entre os agentes públicos e sociedade seguiremos de maneira mais sólida no caminho da reconstrução. Sigamos unidos, são obras de reconstrução do nosso Estado! Com a força do trabalho coletivo, nossa sociedade sairá cada vez mais fortalecida rumo ao desenvolvimento”, destacou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.