Inaugurada recuperação da ponte do Rio dos Sinos, em Taquara

Mais de R$ 1,4 milhão foi investido na restauração e no reforço da estrutura

A foto mostra o secretário Juvir Costella e demais autoridades andando sobre a pista restaurada da ponte do Rio dos Sinos, na ERS-020, em Taquara.
Ponte no km 44 da ERS-020 teve pavimento restaurado e estrutura reforçada - Foto: Divulgação/Selt
Por Liana Ramos Carvalho / ACS Daer

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes – concluiu as obras na ponte sobre o Rio dos Sinos, no km 44 da ERS-020, em Taquara. A obra foi inaugurada na última sexta-feira (20/12), com a presença do secretário Juvir Costella.

Além da restauração, foi realizado um reforço na estrutura, que integra uma das principais ligações entre o Vale dos Sinos e a Serra Gaúcha.

“Trata-se de uma importante rodovia, com trânsito intenso de caminhões. Por essa razão, estamos garantindo a segurança necessária para qualificar a circulação de pessoas e da produção agrícola e industrial”, destaca o secretário Costella.

Iniciadas no primeiro semestre deste ano, as atividades contaram com investimento de R$ 1,4 milhão, provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Os trabalhos foram realizados pela Engedal, contratada via licitação, e englobaram o reforço nas fundações, nas estruturas de travamento e nos elementos estruturais de concreto. Além disso, ocorreu a substituição e execução de um novo pavimento na pista.

“Na última semana, retiramos os quebra-molas que estavam instalados no trecho. Por fim, conseguimos normalizar o tráfego, pintar os guarda-corpos da ponte e implantar a sinalização definitiva necessária para orientar os motoristas”, relata o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.

Plano de Obras 2019

A recuperação da ponte do Rio dos Sinos integra as ações do Plano de Obras 2019, anunciado em junho pelo governador Eduardo Leite. O pacote de investimentos nas rodovias estaduais soma R$ 301 milhões.

A maior parte dos recursos, R$ 170 milhões, é oriunda do Tesouro do Estado e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O montante será usado para a recuperação de estradas e conclusão de ligações asfálticas, pontes e convênios municipais nas 17 superintendências regionais do Daer. Outros R$ 131 milhões, financiados pelo BNDES, serão utilizados para finalizar a duplicação da ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre.