Ações do Estado na aviação regional são apresentadas durante seminário em Brasília

Secretário adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho, palestrou em evento do setor aeroportuário

Por Juliana Pretto

O governo do Estado, em conjunto com a Secretaria dos Transportes e o Departamento Aeroportuário (DAP), definiram o desenvolvimento da aviação regional entre as prioridades para a infraestrutura do Rio Grande do Sul. As ações desenvolvidas foram apresentadas no 8° Seminário Airport Infra Expo 2018, realizado na quinta-feira (26), em Brasília.

O secretário adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho, foi um dos convidados do evento, que tem como objetivo promover o desenvolvimento e a integração do setor aeroportuário na América Latina. Frank palestrou no painel “Integração do planejamento da malha aérea brasileira com o desenvolvimento dos aeroportos”, no qual apresentou o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS).

O PDAR-RS, lançado em outubro de 2015, tem a missão de ampliar as rotas de voos regulares nos aeroportos gaúchos. Com isso, o governo busca o crescimento econômico, social e turístico do estado. Durante a apresentação, o secretário adjunto destacou a importância do programa e fez avaliações junto aos demais painelistas sobre as potencialidades do setor.

“Conseguimos viabilizar novas rotas de voo, beneficiando seis regiões do estado com o transporte aéreo de passageiros”, relatou Frank. “Hoje, o PDAR-RS é referência em outras unidades da Federação, mas temos planos para avançar ainda mais.”

A 8ª edição do Seminário Airport Infra Expo 2018 foi realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. O evento é considerado o mais importante do setor de Infraestrutura de Aeroportos.

PDAR-RS

O Programa de Desenvolvimento de Aviação Regional – RS, tem o objetivo de conectar diversas regiões do estado e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes da capital, como é o caso de Uruguaiana. Para isso, a Secretaria dos Transportes, junto ao governo do Estado, investiu mais de R$ 7 milhões na construção, recuperação e melhorias nos aeroportos de Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Vacaria. A ideia é deixar a população a uma distância mínima de 180 quilômetros de um terminal de passageiros.

O PDAR ainda prevê a concessão de incentivos fiscais para as empresas de transporte aéreo que aderirem ao programa. Além das seis rotas de voo regulares já existentes, serão criadas mais cinco.

ACORDO DE RESULTADOS

As ações do PDAR-RS integram o Acordo de Resultados 2018, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.