Parceria entre Estado e município viabiliza obra rodoviária em Barra do Rio Azul

Estrada que dá acesso à ERS-420, no Alto Uruguai, recebe investimento de R$ 9,25 milhões

Imagem mostra máquina realizando compactação da base asfáltica
Rodovia recebe serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação - Foto: Divulgação/Daer
Por Andreo Fischer/Supervisão: Júlio Cunha Neto

A rodovia que liga Barra do Rio Azul, no Alto Uruguai, à ERS-420, está em obras de pavimentação. Os trabalhos tiveram início este ano graças a uma parceria entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes – e a prefeitura.

O investimento total é de R$ 9,25 milhões, sendo R$ 8,32 milhões provenientes do Tesouro Estadual e aproximadamente R$ 925 mil de contrapartida do município. Os serviços integram o Plano de Obras 2021-2022 do programa Avançar – promovido pelo Governo do Estado.

Imagem mostra máquina realizando a compactação da base asfálticaObras abrangem 4,65 quilômetros da rodovia no Alto Uruguai - Foto: Divulgação/Daer

“Os municípios são parceiros importantes na qualificação de nossa malha rodoviária, por isso destinamos R$ 133 milhões no Avançar para convênios que têm como objetivo obras em diferentes regiões do estado”, ressalta o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. “O convênio com Barra do Rio Azul se somará a outros dois, firmados com Aratiba e Erechim, que resultarão no asfaltamento total dessa rodovia, interligando as cidades até a ERS-420”, complementa.

A pavimentação abrange 4,65 quilômetros da rodovia. Nesse trecho, a terraplenagem está concluída em 2,5 quilômetros, e a primeira camada de pavimento já foi implantada em pouco mais de um quilômetro. A obra – executada pela prefeitura de Barra do Rio Azul, com fiscalização do Daer – tem conclusão prevista para fevereiro de 2023.

“Também há frentes atuando na construção dos dispositivos de drenagem. Em breve, será possível avançar com mais camadas de pavimento, o que deixará essa rodovia mais perto de ser entregue à população”, sinaliza o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Daer, Richard Polo.