Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Reforma da pista do aeroporto de Passo Fundo começa na próxima semana

Nova etapa das obras resultará em mais segurança para voos regionais

Publicação:

Pista voltará a receber voos em 120 dias, com aparelhos que darão mais segurança às operações
Pista voltará a receber voos em 120 dias, com aparelhos que darão mais segurança às operações - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Por Raphael Nunes, com supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom Selt

As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, seguem em ritmo avançado. Na próxima segunda-feira (11/01), terão início os serviços de intervenção na pista de pousos e decolagens. O espaço será reconstruído, com melhorias no sistema de drenagem e a implantação de faixas e áreas de segurança nas cabeceiras.

Em razão dessa nova etapa das obras, o Aeroporto Lauro Kortz ficará interditado por 120 dias a partir da próxima segunda-feira (11/01). Após esse período, as operações serão retomadas com a utilização de novos aparelhos que darão mais segurança aos voos.

Além das intervenções na pista, o cronograma das obras prevê reformas no pátio das aeronaves e um novo terminal de passageiros com edificações acessórias. Também será implantado um sistema de balizamento luminoso - com equipamentos para auxiliar a navegação área, permitindo a operação por instrumentos. O investimento total é de R$ 45 milhões, oriundos de recursos da Secretaria Nacional de Aviação Civil e contrapartida do governo do Estado.

O consórcio Traçado-Engelétrica tem prazo até novembro para finalizar os trabalhos. Com o aeroporto ampliado, a estimativa é de que cerca de 300 mil passageiros sejam atendidos por ano até 2030, com a possibilidade de operação de aeronaves de grande porte.

Secretaria de Logística e Transportes