Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Logística e Transportes

Início do conteúdo

Secretário Costella recebe embaixador da Bélgica

Atração de investimentos para hidrovias do RS foi debatida durante encontro

Publicação:

Embaixador esteve na Secretaria de Logística e Transportes, juntamente com uma comitiva
Embaixador esteve na Secretaria de Logística e Transportes, juntamente com uma comitiva - Foto: Diego Weiler/Ascom Selt
Por Raphael Nunes, com supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom Selt

A busca por parcerias no exterior foi pauta de uma reunião na Secretaria de Logística e Transportes, na tarde desta quarta-feira (09). O secretário Juvir Costella recebeu o embaixador belga Patrick Herman, que está no Rio Grande do Sul para participar da Semana Internacional da Bélgica, em Porto Alegre.

Duarante a audiência, Hermann elogiou o potencial do estado na área de logística e transportes, principalmente no setor hidroviário. "As hidrovias permitem atrair investimentos, estipular um parâmetro de competitividade e, ainda, estabelecer acordos comerciais", avaliou. "O Rio Grande do Sul faz divisa com Argentina e Uruguai, condição que demonstra a oportunidade latente de explorar esse modal".

O secretário-adjunto de Logística e Transportes, Eduardo Krause, destacou que um dos caminhos para a retomada do crescimento do estado é justamente apostar na navegação comercial. "Temos mais de 750 quilômetros de hidrovias navegáveis", frisou. "Esse dado demonstra o quão representativo poderá ser o nosso avanço em termos econômicos."

Costella celebrou a troca de ideias oportunizada pelo encontro e comentou que, atualmente, o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro mais dependente do modal rodoviário. "São mais de 11 mil quilômetros em estradas, por onde passam 80% de tudo o que produzimos. Por isso, entendemos a necessidade de fortalecer os outros modais", salientou. "A utilização das hidrovias representa o futuro do Rio Grande do Sul".

Nesta manhã, o embaixador também visitou o governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini. A Bélgica está entre os maiores parceiros comerciais do RS e, no ano passado, ficou na oitava posição do ranking, com exportações de US$ 472 milhões.

Secretaria de Logística e Transportes